Por Danilo Macedo, da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse na terça-feira (04/05) que o governo lançou no dia 5 o Programa Agricultura de Baixo Carbono. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará uma linha de financiamentos especiais, com juros diferenciados, para os produtores rurais que utilizarem técnicas sustentáveis e recuperarem áreas degradadas.
“Vamos estimular a integração entre agricultura, pecuária e floresta, gerando um ganho econômico fundamental ao lado de um ganho ambiental extraordinário”, afirmou Rossi durante discurso de posse do novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Alexandre Magno Aguiar.
O ministro ressaltou que o país produz apenas um terço da madeira que utiliza, e por isso é preciso aumentar a área de florestas plantadas. Além disso, algumas técnicas de plantio terão condições de financiamento privilegiadas.
“Retomaremos o estímulo ao plantio direto na palha, incorporando matéria orgânica. Tudo isso feito de maneira a poupar o uso de adubos químicos, pois quanto menos precisarmos usar químicos, melhor será a produção”, disse.
Rossi afirmou que o programa será complementar ao de produção de dendê nas regiões Norte e Nordeste, que foi lançado na quinta-feira (06/05) no Pará, com a presença do presidente Lula.
Edição: Lílian Beraldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário