quarta-feira, 12 de maio de 2010

Índios criam "etnoturismo" na Amazônia

Sáb, 08/Mai/2010 00:00 Ecoturismo


Turistas poderão conhecer cultura e cotidiano de nativos de Rondônia



Maio/2010 - Para ajudar na captação de renda e no aumento da oferta de emprego local, a tribo Suruí, em Rondônia, criou o projeto de "etnoturismo", que consiste em levar visitantes para conhecer de perto como é a vida, a cultura, os hábitos e as relações sociais e com a natureza em uma aldeia indígena tradicional.

A ideia surgiu quando o então estudante de turismo, Gasodá Suruí, começou a pesquisar maneiras sustentáveis de desenvolvimento social e ambiental na Terra Indígena Sete de Setembro, reserva no município de Cacoal, Rondônia. O projeto pretende receber pequenos grupos de turistas e oferecer opções de programas culturais e passeios ecológicos na região. "Agora estamos na fase de planejamento, e nossas preocupações estão voltadas para a elaboração de um projeto sólido capaz de atender as necessidades do nosso povo. Diagnosticamos a região e fazemos levantamento de dados", explica Suruí. "É essencial que tudo seja administrado de forma participativa pela comunidade e caberá a ela coordenar, receber e executar todas as tarefas", explica Suruí. A primeira etapa deve levar até dois anos e meio para ser concluída. Segundo afirma o idealizador, ainda faltam, no entanto, recursos para a construção da infraestrutura do complexo turístico desejado, que deverá ser erguido em breve nas proximidades das aldeias. "Trata-se de um polo de conservação ambiental e valorização cultural", ressalta.

O povo indígena Suruí Paiter vem desenvolvendo diversos trabalhos voltados à preservação da fauna e flora, além do resgate cultural local. Tais atividades têm sido referência do desenvolvimento cultural indígena nacional, assim como um componente importante no processo cultural e social da tribo.

O projeto de "etnoturismo" absorverá mão de obra local e pretende contribuir com a valorização da comunidade. "Será um poderoso instrumento de educação ambiental para os indígenas e visitantes", avalia Suruí. 

O povo indígena Paiter Suruí tem uma população de aproximadamente 1400 pessoas, distribuídas em 21 aldeias, todas pertencem a Terra Indígena Sete de Setembro, localizada entre os Estados de Rondônia e Mato Grosso, e somam uma área de 148 mil hectares.

Sobre o Estado de Rondônia

Com população de 1,4 milhões de habitantes, Rondônia é Estado que mais cresce no Brasil, além de ser o terceiro mais populoso e de maior densidade demográfica entre os estados da Região Norte. São 52 municípios entre os quais se destacam Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e a capital Porto Velho. Da área total de 237 mil km², 85% tem potencial produtivo, segundo a Embrapa. Além do crescimento econômico sustentado principalmente pela agropecuária, duas hidrelétricas em construção sobre o Rio Madeira - Santo Antônio e Jirau - respondem pela geração de 30 mil empregos até 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário