terça-feira, 11 de maio de 2010

A Gota d’água


Seg, 10/Mai/2010 00:00 Agua e Saneamento
Por Ceciliano Ennes *

Essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo, a água é o recurso natural mais importante para a manutenção e equilíbrio da vida na Terra. Fundamental na agricultura, no preparo de alimentos, na higienização pessoal e no saneamento básico – além de ser imprescindível para a hidratação –, a água, apesar de abundante no “Planeta Azul”, é motivo de preocupação de especialistas.
Isso porque a maior parte não é própria para o consumo humano nem para agricultura – 97,2% de toda água no mundo está nos oceanos e não é potável, outros 2,4% estão congelados em calotas glaciais e geleiras. Os 0,6% de água doce – nos lagos, rios e lençóis freáticos – são constantemente contaminados pelo despejo de esgoto urbano, resíduos industriais e agrotóxicos.
No Brasil, país que lidera o ranking mundial dos países com maior volume de água doce – com 12% de toda água consumível do mundo –, apenas 40% dos esgotos gerados nas cidades recebem tratamento. Em relação aos resíduos industriais, o caso pode ser ainda pior: muitas fábricas liberam efluentes tóxicos, prejudicando o ciclo da água. Para que a água do processo industrial seja devolvida aos rios sem prejuízos à natureza, é preciso que esses efluentes sejam tratados. Para isso, empresas especializadas – com certificação – recolhem a água contaminada e, depois de corrigir o pH, aplicam oxigênio na água. Em seguida, é feita uma clarificação, com separação do lodo da água, para, aí sim, devolvê-la, limpa, ao rio.
Em tempos de tantas chuvas e enchentes, vale refletir sobre a necessidade de preservação e tratamento da água. A pouca água consumível que temos está sendo contaminada pelas nossas ações Segundo a ONU, cerca de um bilhão de pessoas não têm água limpa para suprir suas necessidades básicas. Continuar poluindo os rios de forma irresponsável pode ser a gota d’água. Faça sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário