terça-feira, 11 de maio de 2010

Gastronomia sustentável evita desperdícios e preserva sabore

Dom, 09/Mai/2010 00:00 Consumo Responsável
Por Mariana Benjamim



Em tempos ecologicamente corretos ser vegetariano não basta, é preciso pensar em muito além de vidas animais para comer de forma sustentável. Pensando nisso, várias empresas e restaurantes estão adaptando sua culinária, de forma que contribua efetivamente com a preservação do meio ambiente. De que forma? Adotando posturas diferentes com relação ao desperdício, dando preferência para alimentos orgânicos - o consumo cresce cerca de 34% ao ano - , ter o cuidado de utilizar alimentos escassos só quando for sua época, ter consciência do que está em extinção, e até promover estudos sobre alimentos típicos de cada região.

Segundo o coordenador do curso de Gastronomia da faculdade Unimonte, Andre Antivilo, as pessoas precisam enxergar as vantagens presentes neste tipo de investimento. É claro que para adequar a cozinha de um restaurante, por exemplo, de forma ecológica, a fim de fazê-la aproveitar até a água proveniente da chuva, é necessário um grande investimento financeiro. "Esse tipo de tecnologia existe, mas ainda é pouco difundido. Bem mais caro do que era antes, mas ainda assim não está saindo barato", diz. Mas, então, que vantagem um empresário tem em converter a cozinha do seu restaurante? "Diversas, ele acaba por economizar a longo prazo, sem contar nas pessoas que dão preferência para este tipo de local", explica André. Esse tipo de empreendimento é conhecido como Green Building, ou seja, prédios ecológicos. Na nossa região o maior exemplo é o McDonald's da Riviera de São Lourenço, um dos primeiros neste estilo na América Latina.

Para Andre, existem outras referências no Brasil em relação à ecogastronomia. A fundação internacional sem fins lucrativos, Slow Food é uma boa referência. "Parte do trabalho deles é pesquisar sobre alimentos tipicamente brasileiros esquecidos durante os anos e lutar por sua preservação" explica. O trabalho de inserção destes alimentos no mercado é feito, posteriormente, com muito cuidado, para que não se tornem escassos. A grande sacada da Slow Food, como o próprio nome já diz, é contrapor exatamente com o tipo de rede do McDonald's, as redes de fast-food.

Evento em Santos

Percebendo a potencialização deste tipo de movimento o curso de Gastronomia da Unimonte organizou um evento, em Santos, sobre gastronomia sustentável. O principal objetivo da faculdade é instigar nos participantes uma reflexão sobre o que é possível mudar localmente na gastronomia com as práticas sustentáveis existentes hoje. "A princípio nós queríamos fazer o evento para os alunos do curso, mas depois percebemos que existe um campo muito maior e mesmo quem não cursa gastronomia aqui poderia participar", diz André.

O evento acontece do dia 10 a 14 de maio, sempre no período noturno, e inclui inúmeros workshops, com demonstrações do uso de recursos seguindo o modelo de ecoeficiência proposto pelos conceitos de sustentabilidade na gastronomia. Palestras relacionadas ao tema, sendo uma delas ministradas por profissionais da Slow Food. André conta, ainda, que na quarta-feira haverá uma palestra especial sobre frutos do mar, na qual cartilhas sobre quais peixes estão em extinção e quais as melhores épocas para se preparar cada um deles serão distribuídas.

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas no setor de Multiatendimento da Unidade Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 99). É aberto à participação de estudantes, profissionais, empresários e demais interessados no assunto. Mais informações pelo site www.gastronomiaunimonte.com.

Fonte: Jornal da Orla

Nenhum comentário:

Postar um comentário