terça-feira, 30 de março de 2010

Coca-cola lança garrafa PET feita a partir de etanol de cana-de-açúcar


A Coca-Cola Brasil deu, nesta emana, o primeiro passo rumo à garrafa PET sustentável e torna-se a empresa pioneira no lançamento da “plantbottle” na América Latina. Trata-se de uma embalagem feita de PET (politereftalato de etileno) no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo.

Por ter em sua composição 30% de ingredientes vegetais, a nova garrafa plástica reduzirá a dependência da Coca-Cola em relação aos recursos não-renováveis, e deve diminuir em até 25% as emissões de CO² da companhia.

O lançamento do produto ocorreu na última quinta-feira, (25/03), no Rio de Janeiro e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa; do vice-presidente de Técnica e Logística da empresa, Rino Abbondi; do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar(Unica), Marcos Jank; e da gerente de Operações do Instituto Akatu, Heloisa Mello.

Sem mudança de propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional, a “plantbottle” é 100% reciclável e já entra na cadeia de reaproveitamento de materiais consolidada no País desde sua chegada ao mercado. A nova garrafa começará a ser comercializada em abril, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 500ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre.

“Houve uma grande mobilização e investimentos para chegarmos à nova fórmula e, com seu lançamento, confirmamos novamente nossa posição de vanguarda na inovação de embalagens. Ao substituir parte do petróleo usado na fabricação do PET por etanol de cana-de-açúcar, um recurso absolutamente renovável e abundante no País, a Coca-Cola Brasil inaugura uma nova era para as embalagens plásticas”, afirma Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil.

Além dos benefícios ambientais - que incluem a expectativa de que, em 2010, a produção inicial das garrafas “plantbottle” resulte na redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo -, o uso da nova tecnicologia também trará vantagens economicas para o Brasil. Segundo Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da empresa, “a cana-de-açúcar é a fonte mais eficiente para a fabricação de etanol. Em decorrência disso, o Brasil destaca-se como futuro exportador de bio-MEG ( o componente usado na plantbottle), fomentando assim a geração de empregos e alavancando o setor sucroenergético do País.

O Brasil é um dos primeiros mercados a adotar a “plantbottle” e acreditamos que, com isso, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes incentivam as demais indústrias a tomar medidas semelhantes. Vale destacar que 100% das embalagens de “plantbottle” de todo o mundo usará etanol brasileiro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário