quarta-feira, 10 de março de 2010

Alguns resultados do Encontro Nacional de Desertificação

Pacto marca encerramento de Encontro Nacional de Desertificação

(08/03/2010) Da Redação


Representantes de 12 ministérios, dos governos estaduais e municipais, do setor produtivo, da comunidade científica e da sociedade civil encerraram na última sexta-feira (05/03), em Petrolina, PE, o I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação com um balanço extremamente positivo.
Depois de três dias de muitos debates em torno de temas como arevitalização da caatinga, redução da pobreza, e manejo sustentável dos recursos naturais, o encontro efetivou uma agenda político-institucional com 90 propostas, em um documento denominado Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro.
Segundo o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, um dos destaques do evento foi o anúncio, pelo ministro Carlos Minc, da destinação de 50% dos recursos do Fundo Nacional de Mudanças Clímáticas para o Semiárido brasileiro e as áreas susceptíveis à desertificação. 'Recursos na ordem de R$ 500 milhões anuais que vão fazer a diferença em todo o trabalho integrado da Comissão Nacional de Combate à Desertificação', destacou.
Krakhecke também enfatizou a criação do Fundo Caatinga, que será operacionalizado pelo Banco do Nordeste e vai revitalizar o bioma a partir do repasse de recursos para as comunidades, principalmente de produtores rurais das áreas de sequeiro.
Ao final do Encontro, os representantes das entidades firmaram o compromisso com a Comissão Nacional de Combate à Desertificação, para que ela cumpra seu papel de fiscalizadora das ações para o Semiárido. Presidida pelo ministro do Meio Ambiente, a comissão é integrada por 12 ministérios, sete órgãos federais, 11 governos estaduais, 11 representantes da sociedade civil, um da Anamma e dois representantes de entidades do setor empresarial.

Clique aqui e leia outras notícias


 LEIA MAIS
Minc defende investimentos de US$ 150 bi para combater desertificação no mundo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário