segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos no país



A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), do Ministério das Cidades, divulgou em outubro os resultados da sexta edição do “Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos”, referente a 2007. Como nos anos anteriores, a participação foi facultativa. Segundo Ernani Miranda - coordenador do Programa de Modernização do Setor de Saneamento – PMSS, Unidade da SNSA responsável pelo Diagnóstico, dos 418 municípios convidados (74 a mais do que em 2006), 306 responderam ao levantamento, o que resulta em uma taxa de adesão de 73,2% e em um aumento de 59 municípios (23,9%) na base de dados em relação a 2006.


As respostas revelam que a cobertura média da coleta de lixo é superior a 90% da população urbana em 286 dos 304 municípios para os quais esse indicador foi calculado. A massa recolhida média corresponde a 0,97 kg por habitante urbano por dia. A maior parte dos resíduos é disposta em 267 aterros e lixões.

Um total de 56,6% dos municípios realiza coleta seletiva, com predominância do sistema porta a porta. Há ainda a coleta seletiva não-formal feita por catadores que estão presentes em 83% dos municípios da amostra. Em 54,8% dos municípios nos quais atuam catadores, há organizações como cooperativas e associações.

A coleta seletiva recolhe de 4,7 a 6,0 kg por habitante urbano por ano, sendo mais efetiva nos municípios de maior porte. A triagem dos recicláveis recupera, em média, 3,1 kg por habitante urbano por ano (menos de 1% do total recolhido). Papel e papelão representam a maior parte do material recuperado (50,7%). Em seguida, aparecem plásticos (26,4%), metais (12,1%) e vidros (6,4%). “O Diagnóstico é uma boa fonte de consulta para os diversos agentes da gestão dos resíduos sólidos. A série histórica está disponível na internet, o que permite um acompanhamento detalhado do que vem ocorrendo no país em relação a esse tema”, comenta Nadja Limeira Araújo, gerente de Projetos de Resíduos Sólidos, da SNSA.Para saber mais: www.snis.gov.br

Para saber mais: http://www.snis.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário