quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pesquisador francês fala sobre ecomobilidade e cidade na UFPE

A visão ecológica, sistemica, holistica, está avancando cada dia em novos campos. Luc Adolphe, arquiteto, engenheiro, doutor, livre docente e professor do Institut National des Sciences Appliquées (Insa), de Toulouse (França), vai proferir palestra sobre “Ecomobilidade e Cidade”, na próxima sexta-feira (10), às 9h, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE. As pesquisas do docente começaram debruçadas sobre as questões energéticas do edifício e evoluíram para a escala do projeto urbano sustentável. Com preocupações relativas a uma abordagem ecossistêmica da cidade, o pesquisador procura desenvolver ferramentas de avaliação com multicritérios.

Para ele a cidade moderna passa por uma liberação a respeito das exigências energéticas com a chegada da mobilidade ligada ao desenvolvimento histórico das cidades. Hoje as cidades não fazem mais sociedades. A cidade européia tornou-se uma cidade com três componentes, rebaixamento, suburbanização e gentrificação, com fortes interações entre a mobilidade urbana e a densidade, morfologia urbana, modalidade.

A partir desta análise, iremos explorar as ações possíveis para uma ecomobilidade na cidade: o espaço disponível, a acessibilidade, os modos de transporte verdes, transportes coletivos, intermodalidade, a estruturação das empresas de engenharia locais, o "projeto urbano" integrador e os eco-ciclos.

fonte: UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário