terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Desafios de 2011 - 1. Acordo de emissões gasosas

Um dos grandes desafios que se apresentam para 2011 é a questão climática, em particular acordos quanto a emissão de gases estufa e a descarbonizaçào da economia.

TÓQUIO (Reuters) - O Japão adiou nesta terça-feira planos de criar um esquema nacional de negociação de emissões de gases do efeito estufa, cedendo a poderosos grupos empresariais que alertaram para perda de empregos, já que competem com rivais no exterior que não precisam cumprir tantos regulamentos relacionados ao clima. O governo apresentou um projeto sobre a questão climática ao Parlamento, o qual inclui o prazo de um ano para elaboração de um esquema nacional de negociação de emissões. Depois do adiamento desta terça-feira, esse projeto passará por revisões na próxima sessão parlamentar, que começa em janeiro. A decisão é um golpe na expectativa da União Europeia de que grandes poluidores de gases do efeito estufa introduzissem esquemas de negociação de emissões, depois que revezes semelhantes ocorreram nos Estados Unidos e Austrália.

Um encontro da ONU este mês em Cancún, México, fracassou no esforço de pôr fim às incertezas sobre um pacto mundial a respeito do clima a partir de 2012. Isso provavelmente fará com que grandes poluidores retardem a elaboração de leis mais duras de contenção dos gases do efeito estufa, em especial o dióxido de carbono (CO2) proveniente de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

fonte: O Globo (Por Risa Maeda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário