terça-feira, 26 de janeiro de 2010

LIXO NO LIXO!


Os incômodos de Ponta de Pedras

Publicado em 24.01.2010, às 22h44





Na praia de Pontas de Pedra, esgoto é derramado no mar
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem 




Lixo, esgoto a céu aberto, congestionamento de veículos, animais à solta, carros com som superpotente tocando músicas de gosto duvidoso. A lista de incômodos encontrada pelos veranistas na Praia de Ponta de Pedras, em Goiana, Litoral Norte de Pernambuco, é extensa.

O primeiro contratempo ocorre antes mesmo da chegada à orla. Na manhã deste domingo, as ruas que dão acesso à praia estavam congestionadas, exigindo paciência dos veranistas. Sem encontrar lugar para estacionar próximo à praia e incentivados pela ausência de fiscalização, muitos motoristas sobem calçadas e deixam seus veículos bem no meio da areia, dividindo espaço com cadeiras, esteiras e guarda-sóis. Não contentes com apenas uma infração, alguns ainda ligam os aparelhos de som dos carros no último volume e dividem com a praia toda suas preferências musicais. 

Refrigerantes, salgadinhos, garrafas de cachaça, ostras e coxas de frango. Pode-se saber tudo aquilo que os veranistas consomem apenas olhando para o mar. Morador de João Pessoa (PB), o agricultor Paulo Fernandes Pessoa, 57 anos, voltou para a cidade onde nasceu e ficou impressionado com a quantidade de sujeira. “As praias que frequento lá (na Paraíba) são bem mais limpas. Mas mesmo assim aqui continua muito bom”, disse o goianense, nostálgico.




A dona de casa Maria Mercedes Pereira dos Reis, 65, cansou dos montes de lixo atrapalhando a vista para o mar que tem de sua casa. Munida de vassoura e saco de lixo, ela mesma vai até a praia tirar o lixo. “A Prefeitura não limpa esse trecho”, conta ela, nascida em Ponta de Pedras e moradora do trecho da praia conhecido como Pedrinhas. 

Maria Mercedes pode até dar um jeito na sujeira, mas teria de ter uma ferramenta muito mais poderosa que sua vassoura para dar um jeito no que corre para o mar, a principal reclamação de quem vai ao local. “Esse esgoto desemboca bem no meio dos banhistas”, afirmou o autônomo Arnaldo Teles, 48, que aproveitou a presença da reportagem para reclamar.

O secretário da Saúde de Goiana, Isidoro Guedes, afirmou que a Prefeitura está ciente do despejo do esgoto no mar e desenvolve um projeto para acabar com o problema. “O sistema de esgoto era para uma população que há três décadas atrás servia a uma população de no máximo 10 mil habitantes. Hoje, em épocas de veraneio essa população chega a 60 mil”, disse. 

O secretário de Serviços Públicos, Henrique Neto, afirma que está sendo feita uma campanha de conscientização para que os veranistas levem sacolas à praia para armazenar seu lixo. O problema é que, levando as sacolas para a praia, os veranistas terão outro contratempo: a escassez de lixeiras disponíveis. “Aumentamos o efetivo de limpeza, que é feita duas vezes por dia. No domingo, temos um reforço e ainda limpamos à noite”, garante o secretário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário