sábado, 3 de setembro de 2011

Rios da Amazônia são digitalizados para uso de GPS

As cartas náuticas da bacia amazônica foram, pela primeira vez, totalmente digitalizadas e podem ser instaladas em equipamentos GPS que calculam as rotas mais seguras para navegação.A bacia hidrográfica do Amazonas é uma das maiores regiões fluviais do mundo, com 3,8 milhões de km² e um sistema denso e complexo de rios. Durante anos, a navegação de barcos nessa região era difícil e os pilotos de barcos dependiam de cartas náuticas em papel ou da sua experiência.

Para oferecer mais segurança e prevenir acidentes, a Garmin, líder mundial em equipamentos de navegação, acabou de anunciar o Bluechart Amazônia 2011.5, um exclusivo mapa digital da bacia hidrográfica da Amazônia, que pode ser instalado em qualquer um dos seus navegadores GPS compatíveis.O Bluechart Amazônia 2011.5 está disponível em duas versões: a g2, que inclui a navegação padrão, incluindo todos os detalhes do Rio Amazonas, a partir de cidade de Benjamin Constant no extremo oeste do rio até o oceano Atlântico, no extremo leste. Também estão incluídos detalhes do Rio Madeira até Porto Velho e porções do Rio Tapajós e Pará. O Bluechart g2 é ideal para dispositivos portáteis e para chartplotters de entrada. A segunda versão, é Bluechart g2 Vision, contém todas as funções do g2 e oferece características avançadas como a visão 3D Olho de Marinheiro, visão 3D Olho de Peixe e a inédita função de auto-roteamento, que calcula automaticamente a rota para o destino, levando em consideração todas as restrições relativas às dimensões do barco.

De acordo com o gerente geral da Garmin Brasil, Eduardo Cortez, este lançamento irá trazer grandes benefícios para pescadores, turistas e moradores da região: “Antes do lançamento da nova versão do Bluechart, região da bacia Amazônica estava disponível apenas através da tradicional cartografia em papel. Agora é possível navegar através de mapas digitais de alta precisão.”
 
Fonte: Portogente

Nenhum comentário:

Postar um comentário