quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Rio + 20, Evento Diálogos Nordeste no Recife (PE)

Realizaremos em 4 de outubro deste ano o Seminário Regional sobre Economia Verde e Inclusiva do Nordeste Brasileiro. Este será desenvolvido em parceria com o Grupo Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  Este seminário é parte dos Diálogos Nacionais sobre Economia Verde: Rumo à Rio + 20 (DNs), ação coordenada no Brasil pelo Instituto Vitae Civilis, organização sediada em São Paulo. Por sua vez, os Diálogos Nacionais fazem parte de uma iniciativa da Green Economy Coalition (Coalizão Global para a Economia Verde), aliança mundial criada em 2009 com apoio do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA) e outras instituições. Demais informações podem ser acessadas em www.greeneconomycoalition.org.

O principal objetivo dos DNs é a construção de um amplo entendimento sobre como acelerar, na prática, a transição para uma economia verde e inclusiva no Brasil. Durante o processo serão produzidos conteúdos de forte respaldo técnico e político, capazes de, ao mesmo tempo, inspirar a ação dos agentes econômicos e sociais brasileiros, e influenciar nos resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20.

O trabalho no Brasil foi iniciado com o 1º Seminário Nacional, realizado em 11 e 12 de novembro de 2010, em São Paulo. Os conteúdos trabalhados, registros e resultados das discussões, lista de participantes e demais informações referentes ao 1º seminário nacional, estão disponíveis no site www.greeneconomy.org.br. Entre os meses de maio a outubro de 2011, estaremos realizando outros debates regionais e setoriais como o planejado para o Nordeste, os quais envolverão um público amplo e variado, e que culminarão no 2º Seminário Nacional da Economia Verde, em 17 e 18 de Outubro/2011, do qual sairão as bases para publicação de uma Agenda Essencial da Economia Verde Brasileira: um documento de síntese a ser amplamente divulgado e promovido, inclusive junto a ONU, durante o processo oficial de preparação da Rio+20, do qual o Vitae Civilis já participa ativamente. Um diagrama representando as etapas de trabalho dos Diálogos Nacionais sobre Economia Verde: rumo à RIO + 20 esta presente no final desta carta.

Espera-se com o Seminário Regional sobre Economia Verde e Inclusiva do Nordeste Brasileiro reunir cerca de 100 participantes, representantes da academia, dos governos estaduais, das instituições regionais de desenvolvimento, da sociedade civil e do setor privado. Com a intenção de que possamos avançar nesta parceria que certamente engrandecerá o evento e o processo como um todo, aguardamos a sua manifestação e nos colocamos ``a disposição para eventuais dúvidas. Entre em contato pelo gampe.ufrpe@gmail.com, caso do seu interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário