segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Exposição sobre Evolução

"Revolução dos bichos" é uma exposição sobre a evolução, que o Espaço Ciência inaugura nessa quinta-feira, 3 de fevereiro, e marca também a abertura das atividades anuais do maior museu científico ao ar livre do País. Montada a partir das contribuições feitas pelas pesquisas de Charles Darwin, a mostra revela a radical mudança de paradigma no entendimento do mundo vivo. É que, até a publicação de "A origem das espécies" (em 1859) e "A descendência do homem e a seleção ligada ao sexo" (em 1871), os biólogos adotavam a ideia de que as espécies eram as mesmas desde a origem do nosso planeta – e de que o homem ocupava a posição mais importante entre todas elas.
São essas mudanças que autorizam dizer que o conhecimento sobre a evolução biológica sofreu uma verdadeira revolução, daí o nome da exposição. A importância da nova perspectiva pode ser comparada às mudanças que a obra do astrônomo, físico e matemático Isaac Newton provocou ao demonstrar que a Terra não era o centro do universo – isso no final do século XVII. Uns 150 anos depois da publicação das pesquisas de Charles Darwin, com as confirmações trazidas pela geologia, pela paleontologia, pela genética e pela biologia molecular, não existe mais hoje nenhum biólogo sério que não inscreva o seu trabalho dentro da Teoria da Evolução.

A exposição é uma produção do Espaço Ciência e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/CNPq). A curadoria é do professor Valdir Luna, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com projeto arquitetônico de Fátima Ximenes, sob coordenação do Professor Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência.

Espaço Ciência (Complexo de Salgadinho, Parque 2 - Olinda). A exposição será aberta ao público nos horários normais de visitação e ficará à disposição o ano todo. A entrada é franca e grupos podem agendar visitas pelo número (81) 3183.5531.

Nenhum comentário:

Postar um comentário