quarta-feira, 2 de julho de 2014

OFICINAS DO III EPERSOL (27 e 28 de agosto de 2014)

Oficina 1: Avaliação de Impacto Ambiental na Construção Civil
Facilitadores: Prof. Dr. Romildo Morant de Holanda, M. Sc. Yenê Paz Medeiros e M. Sc. Maria Monize Morais

Oficina 2 : Tecnologias limpas para espaços corporativos
Facilitadores: Dr. Eduardo Antonio Maia Lins e Dra. Alessandra Lee Barbosa

Oficina 3: Práticas de Educação Ambiental
Facilitadores: M. Sc. Elisângela Guimarães e M. Ec. Adriana Dornelas

Oficina 4: Gestão de Resíduos Especiais (Portos)
Facilitadores: M. Sc. Marylin Fonseca e M. Sc. Flavia Medeiros

Oficina 5: Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Tecnológicos
Facilitadores: Profa. Dra. Lucia Xavier e Profa. Helena Andrade Lima

Oficina 6: Compostagem
Facilitadores: M. Sc. Liliane Santos, M. Sc. Débora Pedrosa e Profa. Dr. Aldenir de Oliveira Alves.
Saiba um pouco mais sobre os facilitadores das Oficinas do III Epersol:

  • Profa. Aldenir de Oliveira Alves - Engenheira Agronômica com Doutorado em Fitopatologia, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES/FACEPE) trabalhando com Melhoramento Genético de Plantas, tem experiências na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, além de trabalhos com Educação Ambiental.  
  • Profa. Adriana Dornelas de Luna – Engenheira Agrônoma/UFRPE com Mestrado em Administração e Desenvolvimento pelo PADR/UFRPE área de concentração, Desenvolvimento Sustentável. Especialização no DLCH/UFRPE em Educação, Política e Gestão Ambiental, com ênfase em Metodologia do Ensino Superior.
  • Alessandra Lee Barbosa Firmo – Engenheira Química com Doutorado em Engenharia, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, trabalha com geotecnia ambiental, resíduos sólidos, biodegradação e geração de biogás, geração de energia em aterros e plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. 
  • Profa. Débora dos Santos Ferreira Pedrosa – Bióloga, mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental , tem atuação nas áreas de projetos voltados as questões socioambientais, conservação dos recursos naturais, Serviços Ambientais e minimização das atividades humanas sobre o Meio Ambiente. 
  • Prof.Eduardo Antonio Maia Lins - Engenheiro Civil e Doutor em Geotecnia Ambiental. Professor do Instituto Federal de Pernambuco (Campus Ipojuca), coordena o Grupo de Resíduos Sólidos do IFPE, atua nas áreas de tecnologias limpas, respiduos sólidos e gestão ambiental. 
  • Profa.Elisângela Guimarães – Bióloga, , mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental , tem atuação nas áreas de projetos Educação Ambiental e voluntária da ONG Ecoassociados.
  • Profa.Flavia Maria Bezerra de Medeiros - Bióloga, Mestranda em Tecnologia Ambiental pelo ITEP/OS, atua como Auditora Interna de SGI, Consultora Ambiental e Coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente na CTR-PE sendo responsável pela Gestão das Células de Tratamento de Resíduos (classe I e II), Estação de Tratamento de Efluentes, Contaminação e degradação ambiental pela disposição de lixiviados.
  • Profa. Helena de Andrade Lima Saboya Albuquerque – Bióloga com ênfase em Ciências Ambientais, tem experiência na área de Gestão Ambiental, com foco na Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos e Responsabilidade Social Empresarial.
  • Profa. Liliane Andréa dos Santos – Bióloga, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, tem experiência na área de Microbiologia, controle biológico de doenças em fitopatologia, ecologia microbiana e bioindicadores da qualidade no processo de compostagem.
  • Profa. Lucia Helena da Silva Maciel Xavier - Bióloga, e doutorado em Gestão Ambiental, atua em Gestão ambiental, Desempenho ambiental (ISO 14031), Logistica reversa e Logistica ambiental, sendo Pesquisadora Adjunta na Coordenação de Estudos Ambientais da Fundação Joaquim Nabuco (CGEA/FUNDAJ) e no Programa de Pós-graduação na UFPE e do MBA da Unicap.
  • Profa. Maria Monize de Morais – Engenheira Agrícola e Ambiental e Tecnóloga em Gestão Ambiental, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, atua na Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
  • Profa. Marylin Fonseca Leal de Farias - – Engenheira Agrícola e Ambiental e Tecnóloga em Gestão Ambiental, Mestranda em Tecnologia Ambiental, atua como Assessora Especial na Gerência de Gestão Ambiental do Porto do Recife S/A, tendo experiência nas áreas de Gestão Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental , Contaminação e Degradação Ambiental e Gestão Ambiental Portuária.
  • Prof. Romildo Morant de Holanda - Engenheiro Civil, e Doutorado em Recursos Naturais, atua nas áreas de Materiais de Construção, Construções Rurais, Gestão da Produção e de Higiene e Segurança do Trabalho, tem experiência na área de: Garantia de Controle de Qualidade; Desperdício na industria da construção; Sistema Integrado de Gestão, Gestão de Resíduos, Reuso de água; planejamento: físico, financeiro e orçamentário.
  • Profa. Yenê Paz Medeiros – Engenheira Agrícola e Ambiental, , Mestranda em Tecnologia Ambiental e possui experiência em Gestão Ambiental e Responsabilidade Socioambiental, gestão ambiental e gestão de resíduos de construção, Avaliação de impacto ambiental e Responsabilidade Socioambiental corporativa.


Um comentário: