sábado, 20 de novembro de 2010

Na busca de uma arquitetura sustentável

Morar mais por menos, uma mostra da arquitetura moderna


Num belo casarão da Rua Gervásio Pires, n. 382, Boa Vista, Recife – PE, está ocorrendo a mostra arquitetônica e de ambientação do “Morar mais por menos”, até o dia 28 de novembro. Nela vocês poderão conferir o que as tendências da Arquitetura, com claros sinais de incorporação de preceitos da sustentabilidade, como reuso e reaproveitamento de materiais. Já na entrada e bilheteria, destaco o piso que tem azulejos antigos colocados como uma passarela, assim como uma bela luminária feita de garrafas pet, ambiente que leva a assinatura de Liscia Bezerra, Kleyton Abreu e Roberval Neto, da Quatro por Quatro Arquitetura.

Anderson Lula Aragão, na oficina do dono da casa e adega, realizou um aproveitamento muito interessante de material usado, reaproveitamento de PVC e outras formas inteligentes de se fazer uma arquitetura moderna. Lorena Pontual, Elza Mendonça, Giuliana Zirpoli Lenira de Melon deram nova vida ao Terraço de Entrada, com o uso de madeira de reflorestamento e uma decoração contextualizada.

Um ponto alto é o Cafofo do Rapaz, de Fabio Postana Teódulo, onde observa-se a base do assoalho superior no teto, num ambiente com pé direito baixo, muito bem trabalhado, com todos os espaços necessários para uma moradia independente do restante da casa, mas com decoração limpa, harmônica, agradável e com reuso de diversos materiais. Estes e outros tantos ambientes levam esta marca crescente, a inserção da temática da sustentabilidade. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário